SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Siga Fábio Júnior Venceslau



PREVISÕES DE CHUVAS A SEGUIR: 







REFLEXÃO DO DIA 







                                  VEJA O VÍDEO: 






Documento inédito: Samarco sabia desde 2013 que barragem corria risco

Avançam as investigações sobre o que pode ter causado o maior desastre ambiental do Brasil.







   Esta semana, a mineradora Samarco, a Vale, a empresa de consultoria VOGBR e mais sete executivos foram indiciados por crime ambiental, pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.
Nossos repórteres tiveram acesso aos primeiros resultados da investigação que está sendo conduzida pelo Ministério Público de Minas Gerais. Documentos inéditos mostram que desde 2013 a Samarco sabia que a barragem estava em risco.













Mazzaropi é inspiração para novela das seis

 
A+A-
  Com estreia nesta segunda-feira, 18 de janeiro, ‘Êta Mundo Bom!’, a nova novela das seis da TV Globo, é escrita por Walcyr Carrasco, com a colaboração de Maria Elisa Berredo, Daniel Berlinsky, Marcio Haiduk e Claudia Tajes. A direção geral e de núcleo é de Jorge Fernando, que comanda a novela com sua equipe formada por Marcelo Zambelli, Ana Paula Guimarães e Diego Morais.       
DivulgaçãoO ator Sergio Guizé, interpreta o personagem CandinhoO ator Sergio Guizé, interpreta o personagem Candinho

  A trama é ambientada na década de 1940, na capital e no interior de São Paulo, e tem como principais fontes de inspiração o clássico iluminista “Cândido ou o Otimismo”, de Voltaire, e a versão do conto para o cinema brasileiro, “Candinho”, filme protagonizado por Amácio Mazzaropi em 1954. Essa última obra leva o tom caipira à novela. 



  “Quis trazer a discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista? Então por que acontecem tantas coisas ruins? Vale a pena acreditar que um dia tudo vai melhorar?”, relata o autor Walcyr Carrasco, que une a essas referências centrais elementos do conto “O Comprador de Fazendas”, de Monteiro Lobato, e o universo das radionovelas. “Esse conto e as novelas de rádio são lembranças que me acompanham desde a infância e ajudam a criar uma história engraçada, divertida e ao mesmo tempo profunda”, define.     

  Walcyr Carrasco iniciou a carreira profissional como jornalista e trabalhou nas redações de grandes jornais e revistas. Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro, ‘Quando meu irmãozinho nasceu’. Depois escreveu ‘Vida de Droga’, ‘Em Busca de Um Sonho’, ‘Anjo de Quatro Patas’ e ‘Juntos para Sempre’, entre outros títulos. Como dramaturgo, assinou peças de sucesso como Batom (1995) e Êxtase (1997), pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor. Em 2008, Walcyr ingressou na Academia Paulista de Letras e, em 2010, ganhou o prêmio da União Brasileira dos Escritores pela tradução e adaptação de ‘A Megera Domada’, de Shakespeare. Para a TV, começou a escrever no final da década de 1980. A primeira novela na Globo foi ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), dirigida por Walter Avancini, com quem repetiu a parceria em ‘A Padroeira’ (2001). As novelas ‘Chocolate com Pimenta’ (2003) e ‘Alma Gêmea’ (2005), dirigidas por Jorge Fernando, consagraram o autor no horário das seis. A estreia no horário das sete foi com a comédia romântica ‘Sete Pecados’ (2007). Depois escreveu ‘Caras e Bocas’ (2009) e ‘Morde e Assopra’ (2011). A primeira novela das nove foi ‘Amor à Vida’ (2013), que lhe trouxe o prêmio Quem de Televisão como autor, entre outros. Para a faixa das onze, Walcyr escreveu a recente ‘Verdades Secretas’ (2015), que já conquistou o Troféu APCA e o Prêmio Extra de Televisão como Melhor Novela.   

Como surgiu a ideia para escrever Êta Mundo Bom!?
  Era um desejo meu, escrevi a sinopse de ‘Êta Mundo Bom!’ no ano passado. Fiz alguns trabalhos para o horário das seis com o Jorge Fernando e queria voltar para esse clima tão bom, tão agradável das novelas de humor ingênuo, revisitar esse universo.   

Fale um pouco sobre as referências para essa novela: o conto do Voltaire ‘Cândido ou o Otimismo’, o filme ‘Candinho’ estrelado por Mazzaropi e o conto “O Comprador de Fazendas”, de Monteiro Lobato.   
  Quando eu era criança e morava em Marília, no interior de São Paulo, meu pai me levava ao cinema quase todos os dias. Às vezes, até para ver dois filmes no mesmo dia, porque a programação mudava muito depressa. Mazzaropi faz parte da minha infância. E de certa maneira, essa novela é uma homenagem a meu pai. Eu também quis trazer a grande discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista? Então, por que acontecem tantas coisas ruins? Aliei essa história central a “O Comprador de Fazendas”, de Monteiro Lobato, porque é um conto maravilhoso, que me acompanha desde a infância. Esses alicerces me ajudaram a criar uma história engraçada, divertida, mas também profunda, pois colocam em discussão uma grande questão humana. Vale a pena, enfim, ser otimista, acreditar que um dia tudo vai melhorar?

 Quais as principais virtudes de Candinho e Pancrácio, os personagens de Sergio Guizé e Marco Nanini, que mais representam a mensagem de otimismo da novela?
Candinho é um otimista incurável, mas é esperto, consegue enxergar a verdade de uma maneira diferente das outras pessoas. Já Pancrácio é um filósofo e procura aquilo que é maior no ser humano. Pedindo esmola nas ruas, mesmo fingindo ser quem não é, ele ajuda as pessoas a serem mais generosas. Na trama, quando fala sobre o fato de não conseguir emprego como professor de filosofia, ele questiona o modo de ser das pessoas em geral, que não refletem sobre as grandes questões da vida e do universo. Pancrácio faz isso o tempo todo, é um personagem adorável.  

  O que o público pode esperar de ‘Êta Mundo Bom!’? 
  A novela tem humor, romance, drama. É uma volta às raízes, com a parte caipira, a ingenuidade. É uma novela de época, que retorna aos valores e a moral dos anos 40. Não se trata propriamente de uma novela histórica, mas a história é o pano de fundo. A grande inspiração é o humor de Mazzaropi, mas agregado a uma história de São Paulo nos anos 40. 











DIA DO RISO





























Prognóstico é de chuvas no RN



A+A-
   A primeira reunião oficial de meteorologistas para anunciar o primeiro prognóstico da quadra chuvosa no sertão nordestino será realizada esta semana em Fortaleza, mas uma prévia divulgada sexta-feira na Paraíba indica que a situação não é tão grave como se imaginava meses atrás. De acordo com relatório elaborado por uma equipe de técnicos, ao final de uma reunião convocada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do governo paraibano, o semiárido poderá ter chuvas até março provocadas por fenômenos meteorológicos transientes, como os vórtices ciclônicos. 
daniel bezerraChuvas pode ocorrer após enfraquecimento do fenômeno El NiñoChuvas pode ocorrer após enfraquecimento do fenômeno El Niño

  Esses fenômenos, que trazem umidade do oceano Atlântico para o Continente foram os responsáveis pelas chuvas deste início de ano em todas as regiões do Rio Grande do Norte, inclusive elevando o volume de água de alguns reservatórios a níveis suficientes restabelecer o sistema de abastecimento. É o caso de Equador, suspenso no final do ano passado, quando o reservatório usado para captação de água entrou em colapso e retomado neste final de semana, segundo informou a Caern.

  Na reunião de Campina Grande, os meteorologistas constataram um quadro até certo ponto animador,levando-se em consideração as condições de ano anteriores: "as atuais configurações oceânicas e atmosféricas globais indicam a persistência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul de intensidade moderada na região do oceano Pacífico equatorial. No entanto, os resultados das análises climáticas indicam um gradativo enfraquecimento  deste fenômeno a partir do mês de março de 2016."

  O sertão potiguar não tem  inverno regular desde 2011, quando as chuvas encheram os principais reservatórios, garantindo o abastecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas e a produção de culturas de subsistência. Em 2012, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que faz a coleta de dados em 197 pluviômetros, o volume de chuva ficou muito abaixo das médias históricas em pelo menos 90% das cidades. Do total de 167 municípios, 133 ficaram na classificação mais grave (muito seco) e 16 na "seco'.

  No ano passado, os chamados fenômenos meteorológicos transientes garantiram "inverno normal" em 21 municípios; outros cinco receberam a classificação "chuvoso" da Emparn. Em 2016, o acumulado de chuvas supera os 100 milímetros em 14 municípios, dos quais dez no Alto Oeste.















Confira as previsões para 18 de janeiro





Captura de Tela 2016-01-17 às 19.42.01

Captura de Tela 2016-01-17 às 19.42.09

Captura de Tela 2016-01-17 às 19.42.17









Resultado do Sisu será divulgado nesta segunda pelo MEC

Sistema selecionou alunos para 228 mil vagas em universidades públicas.
Quem não conseguiu vaga pode se inscrever para lista de espera.



Resultado de imagem para sisu 2016




    Os candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na primeira edição de 2016 serão conhecidos nesta segunda-feira (18). Os dados serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).

  O Sisu é o sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos para vagas em universidades públicas, de acordo com o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
   Os  candidatos selecionados devem fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Quem não conseguiu uma vaga pode ainda manifestar, no próprio site do Sisu, interesse em entrar na lista de espera entre segunda (18) e sexta-feira (29). 

   Foram 2.712.937 candidatos inscritos na atual edição. O número de inscrições chegou a 5.275.613, considerando que cada candidato pode fazer duas opções de curso.
Neste ano, além de uma nova edição do Sisu no segundo semestre, está prevista uma edição extra com cerca de 100 mil vagas remanescentes. Ainda não foram divulgadas as datas do Sisu do 2º semestre e nem do Sisu das vagas remanecentes (leia mais abaixo sobre  novas edições do Sisu).
O Sisu é uma das formas gerenciadas pelo ministério de acesso ao ensino superior gerenciado por instituições públicas. Neste ano o MEC ainda vai abrir vagas para bolsas parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e também para financiamentos por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Datas do Prouini e do Fies
As inscrições para o Prouni serão nesta semana, entre terça-feira (19) e sexta (22). O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.
Já o Fies começa na próxima semana, entre terça-feira (26) e sexta (29). O fundo também adota critérios para privilegiar alunos por critérios de renda, área de interesse e localização dos cursos.

Próximas edições do Sisu em 2016
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015.

O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior.
A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas, e para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas.
Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.
Sisu (Foto: Rede Globo)Inscrições no Sisu ocorreram através de portal do MEC (Foto: Reprodução/TV Globo)







Nenhum comentário:

Postar um comentário