SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Sesap confirma 1309 casos de dengue no RN neste ano; veja números de Chikungunya e Zika vírus
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o mais recente boletim sobre a situação epidemiológica das arboviroses – dengue, chikungunya e zika vírus – no Rio Grande do Norte. Os dados são relativos à semana epidemiológica 37, com informações coletadas até 16 de setembro.
Dengue
No Rio Grande do Norte, foram notificados 7.131 casos suspeitos de dengue em 2017, sendo 1.309 confirmados. Destes, 1.290 são para dengue; 13 para dengue com sinais de alarme e 6 para dengue grave. Em 2016, no mesmo período, foram confirmados 9.703 casos, dos quais 9.606 eram referentes à dengue; 73 à dengue com sinais de alarme e 24 à dengue grave.
Chikungunya
Em 2017, foram notificados 1.747 casos suspeitos e 232 confirmados. Em 2016, da semana epidemiológica 01 a 37 foram notificados 26.884 casos de chikungunya no RN, sendo 8.195 confirmados.
Zika vírus
Este ano foram notificados 364 casos suspeitos, dos quais 9 foram confirmados. Em 2016, foram notificados 5.872 casos suspeitos de zika vírus, dos quais foram confirmados 205.
Até o momento, não foram confirmados óbitos por arboviroses, em 2017, embora dos 35 casos notificados neste ano apenas 1 já foi descartando, estando os demais em processo de investigação. No mesmo período de 2016, haviam sido notificados 202 óbitos, o que aponta para uma redução de 82,67% no número de notificações de óbitos comparando esses dois anos.








Grupo de Sérgio Cabral monta dossiê contra juiz Bretas, aponta investigação

O grupo do ex-governador Sérgio Cabral, do Rio, estaria montando um dossiê contra o juiz Marcelo Bretas, responsável pela operação Lava Jato no Estado, e sua mulher, que também é juíza, aponta investigação sigilosa feita pela Polícia Federal.
Houve, segundo a polícia, consultas suspeitas a registros de ocorrências contra os dois em ao menos três delegacias no Rio. Os acessos foram feitos após o governador ser preso, em novembro de 2016.
Também houve consultas no sistema da Secretaria de Segurança Pública por um inspetor da Polícia Civil lotado na 22ª Delegacia de Polícia.
A informação foi revelada pelo “Jornal Hoje”, da TV Globo, e confirmada pela Folha. Além dos acessos, uma denúncia que vem de dentro do presídio onde Cabral está preso, na zona norte do Rio, aponta que o ex-governador estaria financiando a montagem desses dossiês.
Além de Bretas e a mulher, seriam devassadas as vidas dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Estado.
Essa denúncia é investigada, mas ainda não há evidência de que o ex-governador tenha feito o pedido da montagem dos dossiês.
O advogado de Cabral, Rodrigo Roca, afirmou que o caso “é uma mentira criada com nítido propósito de criar intriga entre o ex-governador e o magistrado, para incitá-lo a determinar nova transferência para um presídio federal”.
“Sérgio Cabral nada tem a ver com a consulta noticiada”, disse Roca.
A Polícia Civil afirmou que vai instaurar procedimento administrativo para investigar suposta participação de agentes na confecção do dossiê.
Marcelo Bretas não quis comentar as investigações.
Em outubro, Bretas decidiu transferir Cabral para um presidio federal porque, durante audiência na Justiça Federal, o ex-governador fez menção à família do magistrado, que trabalha no ramo de bijuterias.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, contudo, barrou a transferência.








Comandante-geral da PM potiguar nega paralisação de militares e diz estar ‘ombro a ombro’ com a tropa

Comandante-geral da PM do RN coronel Osmar Maciel (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Comandante-geral da PM do RN coronel Osmar Maciel (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
“A tropa vai continuar dando a resposta necessária à sociedade”. A frase é do comandante-geral da Polícia Militar potiguar, coronel Osmar Maciel, que busca harmonizar a relação tropa/governo, ao mesmo tempo que também tenta tranquilizar a população – que vive dias de tensão com a possibilidade de as ruas ficarem desguarnecidas na próxima segunda-feira (13) em razão do atraso no pagamento dos salários dos servidores estaduais da segurança. A entrevista (veja vídeo acima) foi na tarde desta quarta (8).
O governo, que na terça-feira (7) quitou a folha de setembro dos policiais militares e policiais civis ativos, prometeu pôr em dia os salários de outubro de todos servidores da ativa que compõem a segurança pública, incluindo desta vez o Corpo de Bombeiros Militar e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), além de também contemplar os agentes penitenciários. O dinheiro deve entrar na conta justamente no início da próxima semana, data marcada para a mobilização.
Contudo, as associações de praças e oficiais dizem que só mudam de ideia se os aposentados e pensionistas também receberem os atrasados. Para o comandante-geral, a reivindicação é legítima, mas há pontos que precisam ser ponderados e considerados, como o fato de os militares não poderem fazer greve. “Estamos ombro a ombro com a tropa. Estamos em tratativas com o governo neste sentido, para que todos possam receber seus direitos. A PM do Rio Grande do Norte é ordeira. A tropa é responsável, e sabe que vai continuar dando a resposta necessária à sociedade”, ressaltou.

Exoneração

Em outro momento da entrevista, o coronel Osmar negou que tenha deixado o cargo à disposição do governador Robinson Faria neste momento de crise financeira pelo qual passa o estado, e também disse acreditar em um desfecho menos drástico para a situação







Avô é suspeito de estuprar neta de 3 anos no RN
Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (8) suspeito de estuprar a própria neta, uma criança de 3 anos. O caso aconteceu em Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Segundo a mãe da menina, nos últimos dias a filha chorava muito e demonstrava medo de homens adultos. Com dores, a garotinha tinha lesões na região genital. Contudo, os exames de conjução carnal deram negativo e ele acabou liberado.
A filha mora com a mãe, mas costumava frequentar a casa do avô. A própria dona de casa disse que, há alguns anos, já havia sido assediada pelo próprio pai, que a fez tirar a roupa. Na ocasião, ela conta que o pai a obrigou a ficar calada e guardar segredo. Foi ao lembrar deste episódio que a mãe disse ter certeza de que realmente o pai dela havia abusado da neta.
Ao perceber que a criança estava sentindo dores, a mãe levou a filha a um posto de saúde, onde foi orientada por uma enfermeira a procurar uma delegacia para fazer os exames de conjunção carnal a fim de comprovar a violência sexual.
O avô da menina nega as acusações. Mas, segundo o delegado Donny Êxodo, a versão apresentada pelo suspeito não o convenceu, “pois ele entrou em contradição várias vezes”, ressaltou. No entanto, como os exames deram negativo, o delegado acabou liberando o suspeito. *G1 RN



Peter Pan!
Dias 11 e 12 de novembro, às 19hs no Teatro Dix-Huit Rosado. Adquira seu ingresso! O 1° lote ja esgotou. O 2° lote está a venda na LE Ballet, Voga Sport e Espaço de Dança Demi Plié.
Informações: (84)98767-4317
#VemPeterPan
#EspaçoDeDançaDemiPlié












Servidores da saúde do RN aprovam greve para o dia 13 por tempo indeterminado
Os servidores estaduais da Saúde do Rio Grande do Norte entrarão em greve na próxima segunda-feira (13), sem previsão pra terminar. A decisão foi tomada em votação durante a assembleia, nessa segunda-feira, 06, no auditório do Sinpol.
Os servidores exigem o salário em dia, que desde janeiro de 2016, o governo paga em atrasado, e a anulação do pacote de ajuste fiscal enviado à Assembleia Legislativa.
A categoria também aprovou a participação do Dia Nacional de Paralisações e Greves, neste  dia 10 de novembro. A data foi aprovada em uma plenária nacional do “Movimento Brasil Metalúrgico” e incorporada pelas centrais sindicais. O dia também é véspera da entrada em vigor da Reforma Trabalhista, que acaba com direitos históricos dos trabalhadores.
Em Natal, um grande ato unificado está marcado para o dia 10, com concentração às 14h, no bairro do Alecrim e às 15h, caminhada até o Centro da cidade.








Trânsito do RN matou 601 pessoas em um ano, mostra estudo
O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados brasileiros que apresentou crescimento nas mortes decorrentes de acidentes de trânsito de 2014 para 2015. O número cresceu 2% no período, totalizando 601 vítimas fatais. Apenas Roraima, Paraíba e Sergipe também registraram aumento, com 10%, 5% e 2%, respectivamente. Do total de fatalidades nas vias potiguares, 57% são de motociclistas, 25% de motoristas e 13% de pedestres. Ônibus e caminhões integram os 5% restantes. Apesar do cenário alarmante, o índice de óbitos por 100 mil habitantes está abaixo da média nacional, com 17,5.
Apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos países com trânsito mais violento do mundo, o Brasil registrou uma baixa histórica no indicador de mortalidade devido a acidentes. O índice de óbitos por 100 mil habitantes recuou a 19,2 em 2015, o melhor resultado desde 2004. Em 2012, o indicador chegou a atingir 23,6. Os dados constam na quarta edição do relatório “Retrato da Segurança Viária”, desenvolvido pela Ambev e pela consultoria FALCONI com o objetivo de auxiliar a elaboração de políticas efetivas de combate aos acidentes de trânsito.
A causa da segurança viária é uma das principais bandeiras defendidas pela Ambev. Além de promover campanhas de conscientização e em prol do consumo inteligente de seus produtos, em especial no combate à associação de álcool e direção, a cervejaria tomou a iniciativa de liderar a criação de uma coalizão com agentes privados, públicos e do terceiro setor para melhorar a gestão da segurança viária no Brasil. Essa parceria já resultou em importantes implicações no estado de São Paulo, com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, e começa a ingressar em outros estados, a exemplo do Brasília Vida Segura, desenvolvido no Distrito Federal.
“Nós buscamos ser parte da solução do problema. A segurança viária é uma causa que defendemos há anos com campanhas de conscientização e combate à associação entre álcool e direção. O desenvolvimento do Retrato é um passo importante nesse trabalho, oferecendo as informações necessárias para o planejamento de políticas públicas efetivas para a melhora desse cenário”, explica Mariana Pimenta, gerente de relações corporativas da Ambev.
O número absoluto de fatalidades também melhorou: de 2010, ano em que o Brasil aderiu a? Década de Segurança no Trânsito da ONU, a 2015, as mortes ocasionadas por acidentes nas ruas e estradas do país apresentaram redução de 16%. No mesmo período, as cinco regiões brasileiras apresentaram diminuição no número de mortes, sendo que, em termos absolutos, as áreas mais populosas representaram a parte mais significativa dessa queda.
“Os dados refletem a importância da segurança no trânsito e devem nortear a conscientização de órgãos públicos e dos motoristas sobre dirigir com segurança. A FALCONI entende que este levantamento é o primeiro passo para construirmos um trânsito mais seguro e, consequentemente, uma sociedade melhor”, afirmou Luis Roma, Consultor Líder de Projetos da FALCONI.
Apesar de os dados demonstrarem evolução do quadro nacional, o Brasil ainda vive uma situação alarmante: em 2015, 39.333 pessoas perderam a vida e outras 203.853 ficaram feridas no trânsito. O relatório informa que os acidentes já são a segunda causa de morte não natural no país.
Há que se considerar o impacto econômico que o problema traz: em 2015, gastou-se no Brasil cerca de R$ 19 bilhões de reais com óbitos e feridos no trânsito. Com esse dinheiro seria possível comprar mais de 145 mil ambulâncias, por exemplo, cujo custo médio é estimado em R$ 130 mil, ou ainda construir mais de 60 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS), às quais o Governo Federal estima um custo médio de R$300 mil cada.
O levantamento apresenta um panorama completo sobre a situação viária nacional, com as informações mais atualizadas disponíveis, obtidas por meio do cruzamento de dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), da Confederação do Transporte (CNT), do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Óbitos por região
A região Sudeste apresentou o maior número de fatalidades, com 13.141 em 2015. Apesar disso, é a que conta com o menor índice de óbitos por 100 mil habitantes, com 15,3, e reduziu o número absoluto de mortes em 17,8% desde 2010. A Nordeste vem em seguida, com 12.397 mortes totais e 21,9 óbitos por 100 mil habitantes, a Sul em terceiro lugar (6.071 e 20,8), a Centro-Oeste em quarto (4.107 e 26,6) e, por último, a Norte (3.627 e 20,8). Entre 2010 e 2015, no entanto, Nordeste e Norte seguiram na contramão das demais e registraram, respectivamente, crescimentos de 2,5% e 3,8% nos números absolutos de mortes no trânsito. No mesmo período, Sul reduziu os casos em 17,5% e Centro-Oeste em 8,5%. Na comparação com 2014, apenas quatro estados apresentaram aumento no número de vítimas: Roraima (+3%), Rio Grande do Norte (+2%), Paraíba (+5%) e Sergipe (+2%).
Descrição gerada com muito alta confiança
Dentre as 10 capitais com maior número de óbitos no trânsito, São Paulo é a primeira com um total de 1082, mas a cidade conta com o menor índice por 100 mil habitantes (9,0). Ela é seguida por Fortaleza (620 e 23,9), Rio de Janeiro (610 e 9,4), Recife (527 e 32,6), Brasília (469 e 16,1), Teresina (436 e 51,6), Goiânia (432 e 30,2), Belo Horizonte (428 e 17,1), Salvador (316 e 10,8) e Manaus (311 e 15,1).
A capital fluminense merece destaque por ter reduzido seu volume absoluto de fatalidades em 41% de 2014 para 2015. Salvador, Goiânia e São Paulo também apresentaram resultados significativos, com 19%, 19% e 18%, respectivamente.
Perfil de maior risco
Mais uma vez, os motociclistas mostraram-se os mais vulneráveis à insegurança viária nacional, representando 39% das vítimas fatais, o que significam 12.126 das 39.333 mortes. Chama a atenção o fato de esse número ter quase dobrado em uma década, sendo que em 2004 o índice estava em 23%. Em seguida aparecem os usuários de automóveis (31%), pedestres (23%), bicicletas (4%) e caminhões e ônibus (3%).
Os principais fatores de risco que influenciam diretamente na quantidade e na gravidade de acidentes de trânsito incluem excesso de velocidade; associação de bebida alcoólica e direção; uso de celular ao volante, não uso de capacete; não uso de cinto de segurança e não uso de equipamento de retenção de crianças.









PRF registra 1500 autuações durante fiscalização nas rodovias no RN no feriadão
A operação Finados 2017 da Polícia Rodoviária Federal, com um resultado bastante positivo. Após cinco dias de operação, não foi registrado nenhum acidente com morte nas rodovias federais no Rio Grande do Norte. Se comparado com o último feriado de 12 de outubro, observa-se redução significativa no número de acidentes, de feridos e nenhum óbito foi registrado.
Durante os cinco dias da operação, foram registrados nas rodovias federais do RN um total de 13 acidentes, que resultou em 19 pessoas feridas. No feriado da 12 de outubro foram registrados 21 acidentes, 22 feridos e seis mortes. O reforço na fiscalização e no policiamento, bem como o rigor no combate ao uso de bebida alcoólica, ao excesso de velocidade e às ultrapassagens proibidas, foram determinantes para a consecução deste resultado.
Fiscalização
De quarta-feira (1) a domingo (5), 1.823 veículos e motoristas foram fiscalizados. Desse total, 1.500 foram autuados por cometerem infrações diversas.
Outros 986 condutores passaram pelo teste do bafômetro, dos quais 35 foram multados por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Com relação ao excesso de velocidade, 2.002 veículos tiveram as suas imagens capturadas pelo radar fotográfico, por transitarem com velocidade excessiva e 202 motoristas foram autuados por fazerem ultrapassagens proibidas.
Destaca-se ainda que 55 pessoas foram autuados por transitarem sem fazer uso do cinto de segurança. Desse total 23 eram motoristas e 32 eram passageiros. A gravidade do acidente é potencializada quando o ocupante do veículo deixa de usar o cinto de segurança. Outros doze condutores foram autuados por transportarem crianças de até sete anos e meio, sem fazer uso dos dispositivos de segurança (cadeirinhas).
Pessoas detidas – Durante o feriado a Polícia Rodoviária Federal autuou quatorze pessoas foram detidas por crimes diversos. Três pessoas foram presas pelo crime de tráfico de droga. Duas mulheres foram flagradas transportando 4,5 Kg de cocaína pura e um jovem de 19 anos, flagrado com 3 kg de maconha prensada. Também foram recuperados cinco veículos e apreendidos sete.













Nenhum comentário:

Postar um comentário