SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau

SIGA ➨Fábio Júnior Venceslau
✍ O objetivo deste é oferecer ao público leitor: informação com veracidade, interpretação competente e pluralidade de opiniões sobre os fatos. Tratando-se de um canal interativo visando promover uma comunicação capaz de contribuir positivamente na vida dos seus seguidores, primando pela imparcialidade e coerência. ☛ Blog Informativo: Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Esse é o seu Blog

Esse é o seu Blog
Todo Dia tem Notícias

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau
Blog Siga Fábio Júnior Venceslau

COBERTURAS E EVENTOS

RÁDIO MAROCA WEB EM ANTÔNIO MARTINS RN

RÁDIO MAROCA WEB  EM ANTÔNIO MARTINS RN
RÁDIO MAROCA - Clique Aqui - Visite o Nosso Site

FAÇA A SUA PARTE

FAÇA A SUA PARTE
ANUNCIE AQUI NO NOSSO BLOG E VEJA A DIFERENÇA

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DA FEMURN

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE

SEJA TAMBÉM NOSSO ANUNCIANTE
BLOG TODO MUNDO OLHA, TODO DIA TODO MUNDO VER.

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com
E-mail fabiojrvenceslau@gmail. com

Clique na Imagem e visite o Site

Clique na Imagem e visite o Site
Clique na Imagem e visite o Site

RÁDIO MAROCA

.

.
.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Blog Siga Fábio Júnior Venceslau



Mais de 70% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro
Desemprego em alta e poder de compra em baixa. Estes dois fatores conjugados têm sido os vilões do orçamento das famílias brasileiras. Segundo levantamento conduzido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para 76% dos consumidores do país guardar dinheiro está sendo uma tarefa impossível.
Os dados são referentes ao mês de abril, mas de acordo com dados anteriores, a dificuldade em economizar tem sido constante desde o início do acompanhamento, em janeiro deste ano.
No comparativo entre faixas de renda, as classes C, D e E têm o pior desempenho. Mais de 80% das pessoas pertencentes a essas faixas não conseguem economizar. Entre as classes A e B, os valores caem para 57%.
Quando o assunto é reserva financeira, 64% do total de pesquisados não possuem valores guardados para este fim. Nas classes A e B, o percentual é significativamente menor, 39%. Por outro lado, as pessoas que conseguem organizar melhor as finanças e poupar parte da renda somam 33,3%. Entre estes, 51% tiveram que recorrer às economias recentemente. Como justificativa para o uso dos valores estão: pagamento de despesas rotineiras (14%), circunstâncias imprevistas (12%) e quitação de débitos (10%)
As justificativas dadas pelos brasileiros que não conseguiram poupar nada estão relacionadas à baixa remuneração (47%), falta de renda (17%) e dificuldade em controlar as finanças (9%). Os motivos muito ligados à questão de renda indicam que, com salários baixos ou sem trabalho, fica ainda mais difícil economizar dinheiro .
Para aqueles que conseguem poupar parte do que ganham, mesmo que em pequenos valores, a orientação é manter o hábito de poupador. Isso porque, se a situação não está favorável para que seja reservada uma quantia maior, ao menos não se perde o costume de guardar parte da renda pensando no futuro. Quando não é viável economizar um valor do pagamento mensal, uma alternativa é poupar rendas extras que podem surgir eventualmente
Pequenos aportes mensais podem parecer inúteis, mas após alguns meses já é possível ter um saldo razoável para lidar com situações de emergência, como consultas médicas ou despesas com manutenção de veículos. O desafio nesses casos é manter o foco para poupar continuamente e não sacar os valores por motivos superficiais.
Entre os brasileiros que possuem este hábito, a intenção é justamente lidar com imprevistos. Deste total, 38% economizam para se prevenir de problemas na família ou de saúde, 30% pensam na possibilidade de perder o emprego e 30% constroem uma reserva financeira para poder oferecer mais qualidade de vida para a família
Surpreendentemente, respostas ligadas ao consumo ficaram em segundo plano. Apenas 22% dos brasileiros disseram poupar para adquirir um produto ou serviço, 20% economiza focando em viagens, 17% guarda dinheiro para arcar com custos de educação e 16% reserva parte da renda para realizar o sonho da casa própria.
Para resguardar as economias, grande parte (68%) dos entrevistados disse utilizar a poupança. O segundo lugar mais citado foi dentro de casa, hábito que não é recomendado por especialistas devido à segurança e também pela perda de rentabilidade.
Em terceiro lugar na preferência, estão os fundos de investimento com 8% e a Previdência Privada também com 8%. Em seguida, vêm Certificados de Depósito Bancário (6%) e títulos do Tesouro Direto (5%). A popularidade da poupança, mesmo com rentabilidade menor que outras modalidades, demonstra a dificuldade em explorar novas possibilidades, muitas vezes causada para falta de informação sobre as opções disponíveis no Mercado Financeiro
Esses resultados evidenciam a importância de um bom controle financeiro para o equilíbrio do orçamento familiar. O planejamento financeiro quando bem feito traz benefícios tanto no presente quanto no futuro, diminuindo a dificuldade em lidar com imprevistos e evitando a aquisição de dívidas por inadimplência ou empréstimos


EM ANTÔNIO MARTINS RN

Resultado de imagem para diu portoes antonio martins rnJ J PORTÕES EM ANTÔNIO MARTINS RN



Temer quebra tradição e indica segunda mais votada para comandar PGR
O Palácio do Planalto anunciou que o presidente Michel Temer escolheu a subprocuradora Raquel Elias Ferreira Dodge para substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no comando do Ministério Público Federal. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, em um briefing à imprensa.
“A doutora Raquel Dodge é a primeira mulher a ser nomeada para a Procuradoria-Geral da República”, afirmou o porta-voz. A indicação de Temer ainda depende de aprovação pelo Senado antes da nomeação.
Nesta quarta-feira (28), Temer recebeu a lista tríplice com o resultado da consulta feita aos membros do MP sobre a troca. Raquel foi a segunda colocada na votação, realizada dia (27). Esta é a primeira vez em 14 anos que o presidente não escolhe o candidato que recebeu o maior número de votos.
Além de depender de aprovação pelo Senado, a troca será efetivada somente no dia 17 de setembro, quando termina o mandato de Janot, responsável por centenas de processos contra políticos envolvidos na Operação Lava Jato, incluindo a denúncia recente apresentada contra Temer.
A lista tríplice foi criada em 2001 e é defendida pelos procuradores da República como um dos principais instrumentos de autonomia da carreira. De acordo com a Constituição, o presidente da República pode escolher qualquer um dos mais de 1.400 dos membros da carreira em atividade para o comando da PGR. Desde 2003, no entanto, o nomeado é o mais votado pelos membros da ANPR.
O vice-procurador Eleitoral, Nicolao Dino, foi o candidato mais votado pelos membros do Ministério Público Federal em todo país, com 621 votos, seguido por Raquel Dodge (587 votos) e Mauro Bonsaglia (564 votos).
Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e integrante do Ministério Público Federal há 30 anos, Raquel Dodge é Subprocuradora-Geral da República e atua em matéria criminal no Superior Tribunal de Justiça. Pelo terceiro biênio consecutivo, ela ocupa uma cadeira do Conselho Superior do Ministério Público. A possível futura procuradora-geral da República foi procuradora federal dos Direitos do Cidadão Adjunta e auxiliou a redação do 1° Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.






Gilmar Mendes recebeu Temer e dois braços direito do presidente para jantar em sua casa nesta semana
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, serviu um jantar em sua casa para o presidente Michel Temer e os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha na noite desta terça-feira, 27. Oficialmente, o Planalto diz que o encontro já estava marcado há muito tempo e era para tratar de reforma política. Mas o jantar não foi informado na agenda oficial do presidente nem dos ministros. Um dia após o encontro, porém, Temer decidiu escolher a subprocuradora Raquel Dodge para suceder Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República. A escolha dela tem o aval de Gilmar Mendes.
Estadão




Cosern é eleita a 3ª melhor distribuidora do Nordeste e 5ª melhor do Brasil
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, recebeu reconhecimentos significativos na 19ª edição do Prêmio ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), entregue na noite desta quarta-feira (28), no auditório da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
Entre as 31 concessionárias do país com mais de 500 mil consumidores, a Cosern subiu quatro posições e agora é a 5ª Melhor Distribuidora do Brasil. As categorias que mais contribuíram para esse crescimento, no comparativo 2016/2017 foram: Avaliação Pelo Cliente (11ª/10ª), Gestão Operacional (10ª/9ª), Qualidade da Gestão (17ª/8ª), Responsabilidade Social (13ª/ 12ª) e Evolução do Desempenho (17ª/10ª). Na região Nordeste, a Cosern manteve a posição de 3ª melhor Distribuidora, recebida na edição de 2016.
O Prêmio ABRADEE foi instituído em 1999 com a finalidade de reconhecer e disseminar as melhores práticas entre todas as distribuidoras associadas, propiciando um aumento na confiança dos serviços de energia elétrica oferecidos à população.
Ao longo das 19 edições do Prêmio ABRADEE, a Cosern já esteve 35 vezes entre as finalistas e já foi vencedora 09 (nove) vezes, nas seguintes categorias:
  • Evolução de Desempenho (2000);
  • Melhor Distribuidora da Região Nordeste (2001, 2003 e 2005);
  • Gestão Econômico-Financeira (sendo a distribuidora brasileira que mais venceu esta categoria, em 2001, 2010, 2011, 2014 e 2015).
    Outras premiações relevantes da Cosern
Ao longo de 55 anos, comemorados em dezembro de 2016, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, se destacou no cenário estadual e nacional por reconhecimentos feitos por diversos segmentos da sociedade. Em 2016, a Cosern obteve o Melhor Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) entre as empresas com mais de 400 mil consumidores, em pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica; foi destaque entre as 30 melhores empresas para trabalhar no Brasil no levantamento da GPTW (Great Place to Work) em 2015 e 2016; foi apontada como uma das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar (2015-2016) e Empresa Revelação (2015) do Guia da Você S.A. Na semana passada, a Cosern recebeu pela 7ª vez o Prêmio Top of Mind da Cultura e Meio Ambiente, em pesquisa realizada pela revista Foco Nordeste.





Eduardo Cunha avisa à Procuradoria Geral da República que vai delatar, diz revista
A defesa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso em Curitiba, avisou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que ele vai, enfim, delatar. As informações são da coluna Radar, da revista Veja.
Conforme a publicação, os advogados de Cunha saíram da reunião com os procuradores dizendo que agora começarão a colher as informações que o ex-deputado tem para entregar.
RÉU
O juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, aceitou nesta sexta (30) a íntegra da denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal contra os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Henrique Alves, ambos do PMDB, envolvidos na operação Manus, deflagrada pela Polícia Federal.
Desdobramento da Lava Jato, a operação Manus investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, a partir de contratos operacionalizados com as construtoras OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia.




🅰️s 🅿️romoções do Mercadinho São José estão IMPERDÍVEIS.
#VENHAAAAAAAAAAAAA💥
Venha correndo, pegue o seu carrinho de compras e aproveite as grandes ofertas com muito mais economia.🤹🎶🛒
É um Show de Preços Baixos no Mercadinho São José em Antônio Martins RN.



*🔵 Tudo mais Barato
* Entrega em domicílio
* Variedades
* Novidades
* Promoção a cada 15 dias
* Qualidade
* Melhor Atendimento e muito mais.

Mercadinho São José na Avenida Venceslau José de Souza , Bairro Alto da Ema, Antônio Martins RN.
Organização: Dito & Euraxsandra Florencio de Mesquita







Conta de luz terá bandeira amarela em julho, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh
O valor da conta de luz deve ficar um pouco mais alto em julho. De acordo com anúncio feito nesta sexta-feira, 30, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária aplicada nas contas de energia será amarela, o que representa uma cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, o aumento do custo de geração de energia elétrica foi o que causou a mudança.
A bandeira tarifária permaneceu na cor vemelha patamar 1 em abril e maio. Para junho, a bandeira ficou verde, suspendendo a cobrança extra. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tem o objetivo de recompor gastos extras com a utilização de energia das usinas termelétricas, mais caras do que as hidrelétricas. A cor da bandeira para o mês é impressa na conta de luz e indica o custo de energia em função das condições de geração.
Em períodos com poucas chuvas, por exemplo, os reservatórios ficam mais vazios e o País precisa acionar termelétricas para garantir o suprimento de energia. Neste caso, a bandeira fica amarela ou vermelha (patamar 1 ou 2), de acordo com o custo de operação.
De acordo com a Aneel , a metodologia que define a utilização das bandeiras deverá ser revisada no ano que vem. O objetivo é evitar mudanças bruscas de um mês para o outro. Ainda assim, a agência defende que o sistema atual sinaliza o custo efetivo da energia gerada, estimulando o uso consciente da energia elétrica por parte da energia elétrica.
Quando a bandeira de energia elétrica está verde, não há custo extra com outras usinas e o consumidor não precisa pagar nenhuma tarifa adicional em sua conta de luz. No caso da bandeira amarela, a tarifa fica R$ 2 mais cara a cada 100 kWh consumidos. O valor da bandeira vermelha patamar 1 fica em R$ 3 para cada 100 kWh e o valor da bandeira vermelha patamar 2 , em R$ 3,50 a cada 100 kWh.




Veja 8 dicas para economizar energia com a volta da bandeira amarela
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, com acréscimo de R$ 2 a cada 100 (kWh). O fator que determinou para o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de R$ 237,71/MWh.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, divulga constantemente uma série de dicas para lhe ajudar a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:
1 – Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
2 – Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.
4 – Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
5 – Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
6 – Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.
7 – Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
8 – Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.





Filho é suspeito de matar o pai e jogar corpo em cisterna no município de Santo Antônio
Um homem de 30 anos foi preso neste domingo (2) suspeito de matar o próprio pai, na cidade de Santo Antônio, no Agreste do RN. Depois de morto, o aposentado José Soares da Silva, de 79 anos, foi jogado em um cisterna. O filho teria confessado o homicídio aos policiais militares.
O cabo Absalão Fecundo, do 8ª Batalhão da Polícia Militar, informou que o suspeito relatou que na noite de quinta-feira (29) teria chegado em casa sob efeito de álcool e drogas e, após uma briga com o pai, acabou matando-o.
O filho, ainda de acordo com o cabo Absalão, disse que não lembra o que motivou a briga com o pai e nem lembra como praticou o homicídio, acreditando ter sido a pauladas.
No entanto, o suspeito lembrou ter jogado o corpo do pai em uma cisterna. Com isso, os policiais militares acionaram o Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia para retirar a vítima na tarde deste domingo.
Após confessar a morte do pai, o homem de 30 anos foi detido e conduzido pela PM para uma delegacia da Polícia Civil. *Com informações do G1/RN






Ministério Público investiga suposta acumulação indevida de cargos públicos em Riacho de Santana/RN e no Hospital Regional de Pau dos Ferros
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros/RN, em face do que consta da Notícia de Fato n. 01.2016.00004710-3, resolveu Instaurar o Inquérito Civil n. 06.2017.00001855-6, com o objetivo de invstigar a suposta acumulação indevida de cargos públicos por parte de uma servidora.
De acordo com informações chegadas ao conhecimento do Representante do Ministério Público, uma servidora, estaria acumulando indevidamente cargos públicos no município de Riacho de Santana/RN e no Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN.
Para subsidiar as investigações o Promotor mandou notificar a Prefeitura e a Direção do Hospital, para que prestem informações no prazo de 10 dias. *Nosso Paraná.






Ladrões roubam dezenas de cabeças de gado do Matadouro Público de Caraúbas
Ladrões roubaram dezenas de cabeça de gado do Curral do Matadouro Público da cidade de Caraúbas, na Região Oeste Potiguar, na madrugada desta sexta-feira 30.
Homens armados invadiram o local em uma caminhonete e levaram os animais que pertencia aos marchantes da cidade. Logo pela manhã, quando funcionários chegaram para abater os animais no curral do Matadouro Público, que fica às margens da Rodovia Estadual, RN 117, não encontraram nada. Alguns animais foram, ainda, soltos na rodovia.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas.







Moto tomada entre São Geraldo e Perímetro Irrigado em Pau dos Ferros
Na madrugada deste domingo (02), por volta das 03h30, dois jovens retornavam de uma vaquejada, em uma Moto Honda BIZ 125, cor prata, placa OWD-8176/Pau dos Ferros-RN, pela BR 226, no trecho entre o Perímetro Irrigado à Pau dos Ferros/RN, quando foram surpreendidos por um casal, onde o homem apontou uma arma de fogo e mandou que parassem a moto.
Com a arma apontada para a cabeça de um dos jovens, o casal de assaltantes subtraiu a moto Honda BIZ e dois aparelhos celulares, fugindo em direção à zona urbana de Pau dos Ferros.
A polícia foi informada do roubo e realizou diligências. A Honda Biz foi encontrada abandonada por volta das 10h no Bairro São Geraldo em Pau dos Ferros/RN *Nosso Paraná.




Ministério Público pede afastamento da diretora da cadeia pública de Mossoró
A 19ª Promotoria de Justiça de Mossoró expediu recomendação pedindo à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) o afastamento da diretora da cadeia pública de Mossoró, Aurivaneide Lourenço Cabral, por não atender os requisitos legais para o cargo.
A medida baseia-se no artigo 75 da Lei de Execução Penal, que define as exigências para ocupante do cargo de diretor de unidade prisional. Entre elas está a necessidade de diploma de nível superior nas áreas de Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia ou Serviços Sociais.
Dessa forma, o Ministério Público recomenda que a Sesed promova o afastamento e adote providência para substituição imediata no cargo por profissional que atenda a todos os requisitos exigidos pela Lei de Execução Penal.
Confira aqui a íntegra a recomendação.






Servidores da educação estadual receberam salários e parte do 13º
Servidores da educação do Estado que estão na ativa receberam nesta quinta-feira, 29, dinheiro com valor superior a meses anteriores. Isso porque além do pagamento, foi adiantado 40% do 13º salário da categoria.
A secretária da pasta estadual, Cláudia Santa Rosa, usou o Facebook para responder às especulações de quem não acreditava no adiantamento.
“Sim, o pagamento dos servidores da ativa, da Educação Estadual do RN, foi para o banco hoje (28), acrescidos de 40% de adiantamento do 13° salário. Amanhã (29) deverá amanhecer nas contas correntes. Peço desculpas, mas não tenho como responder a todas as indagações por mensagens privadas. Acrescento que nunca houve dúvidas se seria pago. Trabalhamos em total sintonia com a Secretaria de Planejamento e Finanças, respaldados pelo Governador Robinson Faria. Não respondo por especulações sobre o tema pagamento”, escreveu.
Lembrando-se do santo católico celebrado nesta quinta, ela finalizou a mensagem ao desejar “um ótimo São Pedro para todos”.






Temer, Cunha e Aécio lideram lista de políticos mais reprovados; presidenciáveis, Alckmin e Lula, com rejeição entre 68% e 71%
As delações dos executivos do grupo J&F, que controla a JBS, e o consequente agravamento da crise política colocaram o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves no pódio das personalidades mais reprovadas pelos brasileiros.
Com isso, a impopularidade de ambos se iguala a de outra figura pouco quista frente a opinião pública: o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).
Os dados aparecem na pesquisa “Pulso Brasil” realizada pelo instituto Ipsos entre os dias 1º e 13 de junho com 1,2 mil pessoas de 72 municípios do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Segundo a sondagem, em junho, a taxa de desaprovação às ações do presidente Temer é de 93% frente aos 86% registrados na primeira quinzena de maio – antes, portanto, do início do escândalo da JBS, que implica diretamente o presidente e o senador tucano.
A taxa de desaprovação a Temer é superior, inclusive, à impopularidade de Dilma Rousseff nas vésperas de seu afastamento após abertura do processo de impeachment no Senado em maio de 2016. Naquela ocasião, 80% dos brasileiros desaprovavam sua atuação. Hoje o número é de 82%.

No geral, a situação de quase todos eventuais pré-candidatos à presidência em 2018 piorou entre maio e junho frente a opinião pública.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, aparece com 68% de reprovação contra 28% de aprovação. Ele é a nona personalidade mais reprovada na pesquisa da Ipsos. Em junho, ele tinha 63% de reprovação.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece com 71% de rejeição contra 64% obtidos em maio. A pré-candidata da Rede, Marina Silva, com 62% versus 52% do mês anterior. Já a reprovação a Jair Bolsonaro (PSC) subiu de 50% para 54%. Ciro Gomes (PDT), de 48% para 55%.
O aumento da reprovação ao prefeito de São Paulo, João Doria, é o que chama mais atenção. Em um mês, o número de entrevistados que o desaprovam subiu de 39% para 52%. Segundo a consultoria, o abalo na imagem do tucano pode ser explicada pela mudança de opinião dos antes indecisos após a ação da prefeitura na Cracolândia.
Mais aprovados
O extremo oposto do ranking, que mostra as personalidades cuja atuação é mais aprovada pelos brasileiros, é quase exclusivamente dominada por juristas. O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, aparece em primeiro com 63% de aprovação. Mas até ele teve seu soluço este mês: em maio, 68% dos entrevistados aprovavam seu trabalho.


Governo vai pedir crédito extra de R$ 102 milhões para retomar emissão do passaporte
O governo federal informou que enviará ao Congresso Nacional projeto de lei propondo abertura de crédito suplementar acima de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça regularizar os pagamentos para emissão de passaportes.
A Polícia Federal (PF) suspendeu na semana passada dia  (27) a confecção de novos passaportes a partir das 22h dessa terça-feira (27). De acordo com nota da PF, a suspensão ocorre por causa da “insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.
Conforme nota divulgada hoje pelo Ministério do Planejamento, como a abertura do crédito é urgente, a Comissão Mista de Orçamento pode votar o projeto ainda nesta semana e o Congresso Nacional, na próxima semana. “A abertura de crédito suplementar no orçamento só pode ser feita via projeto de lei e não medida provisória”, diz a nota do ministério.
A abertura do crédito suplementar não descumpre as normas do ajuste fiscal, de acordo com o ministério.
Agendamentos
Segundo o ministério, “os agendamentos e requisições para passaportes estão mantidos assim como os pedidos de agendamentos já realizados serão atendidos normalmente pela Polícia Federal”. O governo afirma que a entrega dos passaportes será regularizada nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário